B-learning e avaliação da produção e interação orais no português língua estrangeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSoares, Liliana-
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorRamos, Rui-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:54:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:54:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15301-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15301-
Descrição: dc.descriptionDesde 2020, em resposta aos confinamentos impostos mundialmente, o ensino online tornou-se uma ferramenta integrante das metodologias de ensino, continuando hoje a ser usado, seja como veículo principal seja como meio complementar ao ensino presencial sob a forma de b-learning (Cardoso & Pestana, 2021; Vijayakumar, 2022). Com o regresso ao ensino presencial, é essencial valorizar os progressos alcançados na literacia digital durante os últimos anos e considerar como podemos manter as melhores práticas provenientes do ensino online combinadas com estratégias eficazes de ensino em sala de aula (del Dujo & Martín-Lucas, 2020). Neste contexto, iniciámos um projeto com o propósito de investigar os efeitos da aplicação de sequências didáticas que combinam b-learning (Peres, 2018; Pavlou, 2020) e metodologias centradas no aprendente (mais especificamente, Sala de Aula Invertida – Lage et al., 2000; Bergmann & Sams, 2012 – e Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas – Savin-Baden, 2003) e que visam o desenvolvimento da produção e interação orais em aprendentes universitários chineses enquadrados no nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Companion Volume (2018, doravante referido como QECRL). Para a recolha de dados, foram selecionados instrumentos como pré-testes, sequências didáticas (Villa & Santasusana, 2005) e atividades de avaliação, além de uma grelha para a avaliação dos textos orais (Referencial Camões, 2017; QECRL, 2018). Esta comunicação visa propor e discutir a grelha com parâmetros e critérios para a avaliação da produção e interação orais, que foi elaborada no âmbito do projeto indicado e fundamentada numa revisão da literatura e no QECRL. Para isso, começaremos por apresentar o projeto e a estrutura dos instrumentos da recolha de dados, seguindo-se a proposta fundamentada da grelha para a avaliação dos textos orais resultantes da aplicação das sequências didáticas em b-learning. Por fim, refletiremos sobre as vantagens e limitações deste instrumento de avaliação.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectb-learning-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula invertida-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada na resolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectInstrumentos de avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectProdução e interação orais-
Título: dc.titleB-learning e avaliação da produção e interação orais no português língua estrangeira-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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