Aprendizagem imersiva com Pluto: experiência com gamificação e metaverso no ensino de tecnologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGarcia, Jardel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15276-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15276-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é demonstrar uma experiência desenvolvida no ensino superior brasileiro, para aprendizagem de tecnologias de bancos de dados relacionais, na qual foi utilizada a plataforma Pluto para criar um mundo digital virtual 3D gamificado. O Pluto implementa características de um metaverso que foram combinadas com elementos de jogos digitais do estilo escape room para criar um jogo de exploração cujo objetivo é a aprendizagem de parte da linguagem de consulta estruturada (SQL) de bancos de dados em sistemas informatizados. A experiência foi bem recebida pelos estudantes que destacaram pontos positivos tanto sobre suas aprendizagens quanto sobre o Pluto, o que serve de base para entender melhor a plataforma e pensar o seu uso para experiências futuras.-
Descrição: dc.descriptionEsta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLE@D, Universidade Aberta-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10400.2/15181-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPluto-
Palavras-chave: dc.subjectMetaverso-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem imersiva-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectEscape room-
Título: dc.titleAprendizagem imersiva com Pluto: experiência com gamificação e metaverso no ensino de tecnologia-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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