
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Tumbo, Dionísio | - |
| Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15271 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15271 | - |
| Descrição: dc.description | Este capítulo insere-se no Pós-Doc acolhido no centro de investigação LE@D e DEED "Referencial de Qualidade para Modelos de Educação a Distância e eLearning em Instituíções de Ensino Superior em Mogambique" com o nº de referência UID437ZIFCT-FA-PPhD202L-01. | - |
| Descrição: dc.description | Nestes tempos (pós)pandémicos, em Moçambique, verifica-se um exponencial proliferação e oferta de programas de educação e formação que optam em modelos emergentes da Educação a Distância e eLearning, porém, com experiências e práticas variadas, caracterizadas por menos rigor na observância de principais referenciais da garantia de qualidade. Vale reconhecer, em parte, que a temática de qualidade nestes modelos de ensino é bastante jovem e permeadas por dissensos. É neste contexto que emerge este artigo a reportar o diagnóstico panorâmico das práticas de EaD e eLearning em IES moçambicanas. E, para a pesquisa empírica, adotamos o método de Survey, lançado online, aderido consciente e voluntariamente por 656 participantes das 11 províncias do país. Os resultados preliminares, revelam a existência de variações, ainda que não estatisticamente significativos, nas práticas e experiências, o que sugere a construção de um referencial que contribua para a garantia de qualidade em EaD e eLearning. | - |
| Descrição: dc.description | Esta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020 | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | - |
| Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
| Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10400.2/15181 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eLearning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | - |
| Título: dc.title | Panorama da qualidade da educação a distância e eLearning em Instituições de Ensino Superior em Moçambique: primeiros resultados | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: