Estratégias pedagógicas digitais para promoção da competência escrita em língua estrangeira de alunos do secundário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocha, Ana Paula-
Autor(es): dc.creatorCasanova, Maria Prazeres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15270-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/leadt.2023.5-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15270-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho pretendemos identificar boas práticas na utilização de ferramentas digitais com turmas do secundário. O estudo seguiu a metodologia de investigação-ação da própria prática, para o uso de estratégias de ensino com aprendentes de uma Língua estrangeira. Centrou-se num processo de escrita criativa e colaborativa e na tentativa de promover competências de colaboração, com o fim de desenvolver a imaginação na conceção de histórias ficcionadas. Os dados recolhidos, de natureza mista, foram obtidos por análise textual dos produtos obtidos e de questionários. Seguindo o método de projeto, deu-se relevância às regras linguísticas e de revisão de texto, em ambientes colaborativos digitais. Tendo como questão de partida “Quais as estratégias pedagógicas digitais que poderão contribuir para a promoção da competência escrita criativa e colaborativa em língua estrangeira com alunos do secundário?”, selecionámos uma diversidade de estratégias de ensino e desenvolvimento da escrita, com as tecnologias de informação e comunicação.-
Descrição: dc.descriptionEsta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLE@D, Universidade Aberta-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10400.2/15181-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias pedagógicas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da competência escrita-
Palavras-chave: dc.subjectBoas práticas-
Título: dc.titleEstratégias pedagógicas digitais para promoção da competência escrita em língua estrangeira de alunos do secundário-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.