Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Machado, Jane do Carmo | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Maria Celi Chaves | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Nuno Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15269 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15269 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo traz uma reflexão sobre o tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores e como essas políticas têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, promovendo desenvolvimento profissional e enriquecimento do processo de ensino-‐ aprendizagem. A metodologia de investigação é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita com base em estudos como os de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e os de Bernadete Gatti sobre formação de professores. Os resultados apresentam desafios e potencialidades à formação de professores, a sinalização da necessidade de articulação entre as ações políticas, que conduzam à valorização dos profissionais, na avaliação da formação prevista no Plano Estadual de Educação do Rio de Janeiro; e os obstáculos que se colocam aos formadores para a utilização das tecnologias digitais e das redes sociais para divulgar e partilhar conteúdos, promovendo aprendizagem e conhecimento colaborativo | - |
Descrição: dc.description | The study presents a reflection on the treatment given by recent researches regarding the initial training policies and continuing teachers and how these policies have contributed to the improvement of working conditions, to the promotion of professional development and enrichment of the teaching-‐learning process. A qualitative research was adopted and data interpretation is based on studies such as Jenny Ozga on research in educational policies and Bernadette Gatti on teacher training. The results present challenges and opportunities for teacher training, signaling the need for articulation between policy actions, leading to appreciation of professionals in the evaluation of training provided for in the State Plan for the Rio de Janeiro Educational network; and the obstacles faced by the trainers to the use of digital technologies and social networks to disseminate and share content, promoting learning and collaborative knowledge. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Ludomedia | - |
Relação: dc.relation | https://ludomedia.org/publicacoes/livro-de-atas-ciaiq2016-vol-1-educacion/ | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação qualitativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planos de educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes pessoais de aprendizagem | - |
Título: dc.title | Investigação qualitativa em educação: pesquisa exploratória de políticas para formação de professores e redes de aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: