Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMachado, Jane do Carmo-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Maria Celi Chaves-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Nuno Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15266-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15266-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadas-
Descrição: dc.descriptionThis paper focuses the discussion on treatment given by recent researches to initial and continuous teachers training policies, analyzing how these policies articulate speech and practice from the perspective of improving working conditions and professional development of teachers in order to ensure permanent struggles and achievements in teaching career. The study privileged a qualitative methodology and data interpretation is made from theoretical assumptions based on Jenny Ozga studies of educational policies and Bernadette Gatti and Marli André researches on teacher training. The results indicate the need to break weaknesses and address challenges faced by teachers in their training and work, as well as present the potential to such training and work when considering the introdution / implementation of those educational policies.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade São Paulo-
Relação: dc.relationhttps://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/409-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação qualitativa-
Palavras-chave: dc.subjectFormação iniciale continuada-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectQualitative research-
Palavras-chave: dc.subjectInitial and continuous teacher training-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching work-
Título: dc.titleFormação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática-
Título: dc.titleInitial and continuous training for teachers: between speech and practice-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.