Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Natércia | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15265 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15265 | - |
Descrição: dc.description | Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). | - |
Descrição: dc.description | Neste texto apresentamos o plano de investigação da dissertação aprovado no Mestrado em Pedagogia do eLearning, da Universidade Aberta, motivado pela questão: Wikipédia no Ensino Profissional, que possibilidades de integração curricular? Especificamente, a finalidade do estudo é analisar a referida integração nas práticas letivas da Disciplina de História da Arte, com uma turma do 11.º ano do ensino profissional, numa escola no distrito de Lisboa. Teoricamente, a investigação assenta na educação aberta, sobretudo nos recursos e práticas educacionais abertos. Metodologicamente, suporta-se no paradigma misto, designadamente no estudo de caso. A recolha de dados será concretizada através de grelhas de observação focada, fichas de acolhimento e análise documental. Como resultados antecipamos poder contribuir com propostas e estratégias de integração curricular da Wikipédia no ensino profissional, também com vista a que os alunos possam ampliar um conjunto significativo de competências associadas à literacia digital, a partir daquela enciclopédia online. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15181 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas educacionais abertas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração curricular da Wikipédia | - |
Título: dc.title | Integração curricular da Wikipédia no ensino profissional: um projeto de investigação em pedagogia do eLearning | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: