Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castrelas, Magda | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15264 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37572/EdArt_2811230863 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15264 | - |
Descrição: dc.description | Produção científica Integrada no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta. | - |
Descrição: dc.description | As questões da acessibilidade, e em particular a acessibilidade na web, têm vindo a assumir ao longo do tempo uma cada vez maior relevância, por constituírem uma prerrogativa associada ao direito de todos, incluindo das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente no acesso à internet. Neste sentido, e considerando em particular a acessibilidade digital como um dos aspetos essenciais que importa assegurar, para garantir uma Educação de Qualidade, numa clara alusão ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretendemos compreender este fenómeno num dos sites com um vasto número de acessos a nível mundial, a Wikipédia. Mais especificamente, definimos como finalidade identificar e analisar práticas de acessibilidade na Wikipédia Lusófona. Para o efeito, num primeiro momento, traçamos um breve estado da arte em torno do conceito de acessibilidade, e da sua componente digital; posteriormente, apresentamos sucintamente a referida enciclopédia online, no universo Wikimedia e a forma como interage com a Rede Académica Internacional WEIWER®, em que se inscreve a nossa análise, que depois apresentamos, a partir do teste que efetuamos a um dos seus artigos destacados, com recurso ao software accessMonitor (versão 2.1). Por último, são discutidos os resultados devolvidos no relatório de práticas de acessibilidade web testadas. Concluímos, a partir das evidências recolhidas, que embora a comunidade de wikipedistas, que voluntariamente desenvolve aquele projeto global, assuma a preocupação em garantir a respetiva acessibilidade digital, há ainda diversos aspetos a melhor, para que tal acessibilidade possa ser plena. | - |
Descrição: dc.description | Accessibility issues, and in particular web accessibility, have become increasingly important over time, as they constitute a prerogative associated with the rights of everyone, including people with disabilities, particularly in accessing the internet. Thus, and considering specifically digital accessibility as one of the key aspects that must be ensured, to guarantee Quality Education, in a clear allusion to the 4th Sustainable Development Goal of the United Nations 2030 Agenda, we intend to understand this phenomenon in one of the websites with a vast number of accesses worldwide, Wikipedia. Moreover, our purpose is to identify and analyze accessibility practices on the Portuguese Wikipedia. To this end, firstly, we outline a brief state of the art on the concept of accessibility, and its digital component; subsequently, we briefly present the aforementioned online encyclopedia, in the Wikimedia universe and how it interacts with the WEIWER® International Academic Network, in which our analysis is included, which we then present, based on the test we carried out on one of its highlighted articles, using accessMonitor software (version 2.1). Finally, we discuss the results returned in the tested web accessibility practices report. We conclude, based on the evidence collected, that although the Wikipedia community, which voluntarily develops that global project, is concerned with ensuring its digital accessibility, there are still several aspects to improve, so that such accessibility can be fully achieved. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editora ARTEMIS | - |
Relação: dc.relation | https://sistema.editoraartemis.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/33571 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede Académica Internacional WEIWER® | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibilidade digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | AccessMonitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipedia | - |
Palavras-chave: dc.subject | WEIWER® International Academic Network | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital accessibility | - |
Título: dc.title | Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófona | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: