
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:47:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15263 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15263 | - |
| Descrição: dc.description | Formação Avançada LE@D – comunicação integrada no Pós-Doc acolhido pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning e Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta com o nº UID4372/FCT-FA-PPhD2019-03 e a supervisão da investigadora Prof. Doutora Teresa Margarida Loureiro Cardoso. | - |
| Descrição: dc.description | The curricular integration of Wikipedia has the potential to create Open Virtual Learning Environments that promote a broad set of skills. It should be noted that the Wikimedia Foundation, a foundation that supports a number of projects, including Wikipedia, is particularly interested in partnerships with educational institutions, particularly at the higher education level. It is in this context that the page of the Wikipedia Program at the University in the Portuguesespeaking context was meta-analyzed between the years 2011 and 2018. The research study was aimed at answering to the following question: - What do the courses registered on the Lusophone page of the Wikipedia Program at the University tell us? Given that it was achieved by meta-analysing a corpus of 92 interventions, we present, in this text, the part related to the meso category “actors”, which, in turn, is included in the macro category “Methodologies”. Hence, our specific question is: - Which actors are involved? Methodologically, this postdoctoral research is an exploratory, descriptive and meta-analytical study of a mixed nature, combining a quantitative and a qualitative approach. The MAECC®, Meta-model of Analysis and Exploration of Scientific Knowledge® was adopted as the methodological and analytical instrument, supported by document analysis, statistical analysis and content analysis. In the whole, the mapping obtained allows us to identify curricular areas, actors involved, pedagogical strategies, educational products and trends of each university involved in the program, expanding our understanding of this phenomenon. More specifically, the meso category “actors” allows us to identify those who were involved, namely: “teachers” (42), “students” (~3557) and “ambassadors” (62). | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | - |
| Relação: dc.relation | https://eventos.ese.ips.pt/siie2023/wp-content/uploads/2023/11/ATAS-XXV-SIIE-2023.pdf | - |
| Título: dc.title | Wikipedia in University Program: meta-analysing the actors in the lusophone page | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: