Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tori, Romero | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15247 | - |
Descrição: dc.description | O uso de metaversos na educação vem sendo discutido desde a primeira onda de interesse por essa mídia, trazida pelo grande sucesso do Second Life nos anos 2000. O interesse pelos metaversos arrefeceu na década seguinte, mas retornou com força nos anos 2020, quando as tecnologias de inteligência artificial e realidade virtual estão mais maduras, as redes sociais disseminadas, há uso ubíquo dos smartphones e vislumbra-se a possibilidade de o metaverso vir a ser a nova geração das redes sociais. Mas esse retorno veio acompanhado de desinformações, confusões conceituais e falsas promessas. Faz-se necessário organizar os conceitos e discutir as possibilidades educacionais, à luz do conhecimento acadêmico-científico. Este artigo resgata a essência das mídias baseadas em ambientes virtuais imersivos multiusuários e discute as possibilidades, limitações e cuidados no emprego de metaversos em contextos educacionais. | - |
Descrição: dc.description | The use of metaverses in education has been discussed since the first wave of interest in this medium, brought about by the great success of Second Life in the 2000s. Interest in the metaverses waned in the following decade, but returned with force in the 2020s, when artificial intelligence and virtual reality technologies are more mature, social networks are widespread, there is ubiquitous use of smartphones and there is a glimpse of the possibility of the metaverse coming to be the new generation of social networks. But this return was accompanied by disinformation, conceptual confusion and false promises. It is necessary to organize the concepts and discuss the educational possibilities, in the light of academic-scientific knowledge. This article rescues the essence of media based on multiuser immersive virtual environments and discusses the possibilities, limitations and precautions in the use of metaverses in educational contexts. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão | - |
Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/25 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metaverso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação imersiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Second life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Presença | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imersão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metaverse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Presence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersion | - |
Título: dc.title | Metaversos na educação: conceitos e possibilidades | - |
Título: dc.title | Metaverses on education: concepts and possibilities | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: