
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cleto, Barbara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15234 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15234 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo descreve um estudo de caso com uma turma do segundo ano da Licenciatura em Multimédia. Os alunos exploraram algumas ferramentas para criar conteúdos digitais com recurso à Inteligência Artificial (IA). Os alunos contaram histórias, em coautoria com o ChatGPT e cocriaram ilustrações utilizando diferentes programas que geram imagens a partir de texto. No início, responderam a um inquérito por questionário, para avaliar as suas perceções sobre a IA e que utilização faziam nas suas atividades. Os resultados deste questionário, revelaram que a maioria dos alunos já tinha utilizado ferramentas de IA, essencialmente as de texto para imagem e que demostram interesse em continuar a explorar a IA. Após a conclusão das atividades, os alunos elaboraram um relatório sobre a atividade proposta, onde a maioria reconheceu as potencialidades da IA. Os alunos destacaram a rapidez com que a IA gerava ideias, embora tenham encontrado desafios na interação com os modelos, principalmente os que geram imagens. No entanto, pode-se constatar que a integração da IA em processos criativos, ainda gera alguma dúvida, tendo sido expressas preocupações sobre o papel da tecnologia enquanto autor e levantadas questões relacionadas com plágio e direitos de autor. | - |
| Descrição: dc.description | This article describes a case study with a second-year Multimedia degree class. The students explored some tools for creating digital content using Artificial Intelligence (AI). The students told stories in co-authorship with ChatGPT and co-created illustrations using different programmes that generate images from text. At the beginning, they answered a questionnaire to rate their perceptions of AI and how they used it in their activities. The results of this questionnaire revealed that most of the students had already used AI tools, essentially text-to-image tools, and that they were interested in continuing to explore AI. After completing the activities, the students drew up a report on the proposed activity, in which the majority recognised the potential of AI. The students emphasised the speed with which the AI generated ideas, although they encountered challenges when interacting with the models, especially those that generate images. However, it can be seen that the integration of AI into creative processes still generates some doubt, with concerns being expressed about the role of technology as author and questions being raised about plagiarism and copyright. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32673 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerar imagens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contar histórias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Image generation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Storytelling | - |
| Título: dc.title | Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia | - |
| Título: dc.title | Exploring some artificial intelligence tools in a multimedia curriculum unit | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: