
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Liliane Inácia da | - |
| Autor(es): dc.creator | Pareschi, Claudinei Zagui | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Jailda Nonato dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15233 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15233 | - |
| Descrição: dc.description | As metodologias ativas de aprendizagem estão passando por mudanças frente ao crescente uso das tecnologias digitais e das inteligências artificiais na Educação. O recente ChatGPT da OpenAI é uma prova de que as tecnologias digitais estão dominando várias áreas, trazendo outras possibilidades e inovações. No campo educacional, as tecnologias digitais são aliadas das metodologias ativas, as quais têm o intuito de inserir os estudantes no centro da aprendizagem, transformando o ensino baseado em métodos tradicionais. Assim, o objetivo deste artigo bibliográfico é elencar algumas oportunidades trazidas pelo ChatGPT para a metodologia de Sala de Aula Invertida, a fim de engajar os estudantes nas atividades escolares. Como referencial teórico, partiu-se de autores como Moran (2015, 2018), Mattar (2017), Bacarin (2020), Valente, Almeida e Geraldini (2017), King (2023), Mello, Neto e Petrillo (2019) e outros estudiosos que discutem sobre o tema. Como resultados, observou-se que o ChatGPT viabiliza aos estudantes e aos docentes uma nova fonte de pesquisa, com informações claras e explicações que facilitam a compreensão do estudo, oportunizando ao aluno o protagonismo proposto pelo modelo de Sala de Aula Invertida. | - |
| Descrição: dc.description | Active learning methodologies are undergoing changes due to the increasing use of digital technologies and artificial intelligence in Education. OpenAI's recent ChatGPT is proof that digital technologies are dominating many areas, bringing new possibilities and innovations. In the educational field, digital technologies are allied with active methodologies, which aim to place students at the center of learning, transforming teaching based on traditional methods. Thus, the objective of this bibliographic article is to list some opportunities brought by ChatGPT for the Flipped Classroom methodology, in order to engage students in school activities. As a theoretical reference, authors such as Moran (2015, 2018), Mattar (2017), Bacarin (2020), Valente, Almeida and Geraldini Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida 2 RE@D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 6 (2):2202307 (2017), King (2023), Mello, Neto and Petrillo (2019) and other scholars who discuss the subject. As a result, it was observed that ChatGPT provides students and teachers with a new source of research, with clear information and explanations that facilitate understanding of the study, giving students the opportunity to play the role proposed by the Flipped Classroom model. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/31474 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula invertida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active methodologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Flipped classroom | - |
| Título: dc.title | Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida | - |
| Título: dc.title | Active methodologies: ChatGTP utilities in the flipped classroom context | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: