
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
| Autor(es): dc.creator | Doyle, Audrey | - |
| Autor(es): dc.creator | Serra, Isabel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15217 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1002/curj.226 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15217 | - |
| Descrição: dc.description | Across the world, countries have engaged in different iterations of curriculum change, and one of the common denominators of reform is the proposal of more agency for teachers around curriculum making. This is not an easy task for teachers. The purpose of this paper is to contribute to the discussion about the effects that international ERASMUS+ mobilities have had on the power of curricular agency of teachers from two European countries. This work is based on an empirical investigation of a qualitative nature which collected the testimonies of four school headmasters, a deputy principal and eleven teachers from Ireland and Portugal, teaching different curriculum matters, who were involved in the ERASMUS+ programme. Our findings evidence a very positive impact on secondary teachers' capacity to self organize and achieve agency in relation to curriculum making by adapting their knowledge and skills, learnt through the mobility, to their own culture and context through collaborative communities of practice. | - |
| Descrição: dc.description | Effects Of International Mobility On Teachers' Power Of Curriculum Agency ( 2022) . Mobilidade na Dublin City University. 26/4/2022 a 28/04/2022. Mobilidade para Job Shadowing incluído no projeto do EDUFOR MOBILITY AGREEMENT FOR SCHOOL STAFF and QUALITY COMMITMENT for school education - Contrato Nº 2019-1-PT101-KA101-060330 | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | BERA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum agency | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers' curriculum agency | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers' international mobility | - |
| Título: dc.title | The effects of international mobility on teachers' power of curriculum agency | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: