Dos recursos às práticas educacionais abertas: a literacia Wiki no capital digital

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15216-
Descrição: dc.descriptionPPT apresentado na 1.ª Conferência Regional das Ciências da Comunicação e de Informação: por uma comunicação dialógica e inter-compreensiva dos sujeitos. Organização: Escola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica), Universidade Zambeze e Universidade de Licongo, 29 e 30 de novembro de 2023. Produção científica Integrada no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.-
Descrição: dc.descriptionTomando como ponto de partida a Educação Aberta, começamos por refletir sobre os seus três elementos fundacionais – recursos, ferramentas e práticas – para perspetivarmos o movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e prosseguirmos em direção às Práticas Educacionais Abertas (PEA). Portanto, neste percurso, revisitamos parte da nossa moldura teórica, detendo-nos, em particular, nos principais referenciais e políticas educativas enquadradores da utopia necessária no século XXI (cf. Delors, 1996; Cardoso, Pestana & Castrelas, 2021). Detemo-nos, também, na dimensão pedagógica, nomeadamente em exemplos de integração curricular da Wikipédia, por nós entendida enquanto REA que permite implementar as diversas tipologias de PEA (cf. Bali, Cronin & Jhangiani, 2020), e que permite ainda explorar várias das Pedagogias de Nova Geração (cf. Figueiredo, 2021), a par de promover o desenvolvimento da literacia wiki, essencial aos três níveis do capital digital que hoje se almeja alcançar (cf. Addeo et al, 2023). Porque, e como antes concluímos, “importa dotar, quer docentes, quer discentes, da capacidade de análise crítica [...] sob o desígnio da Educação de Qualidade, assim contribuindo para atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do qual se visa ‘[g]arantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos’. (Cardoso & Pestana, 2023, p. 139)-
Descrição: dc.descriptionN/A-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEcossistema Wikimedia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta (recursos e práticas)-
Palavras-chave: dc.subjectCapital digital Wikiliteracia-
Palavras-chave: dc.subjectWikiliteracia-
Palavras-chave: dc.subjectWikipedagogia-
Título: dc.titleDos recursos às práticas educacionais abertas: a literacia Wiki no capital digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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