
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Flores, Manuel | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15187 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15187 | - |
| Descrição: dc.description | Recent research has argued that an immersive reformulation of the concepts of anamorphosis and perspective can have beneficial effects on the teaching of these concepts to young students, and a didactic itinerary for Portuguese 9th grade students has been proposed and executed along these lines. A part of this reformulation is an integration with VR and AR visualizations which was implemented with off-the-shelf software. We report on both the advantages and limitations of these off-the-shelf platforms and propose adaptations and alternatives that might improve the didactic experience. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Springer | - |
| Relação: dc.relation | Research Centre for Arts and Communication | - |
| Relação: dc.relation | https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-28993-4_5 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Spherical perspective | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Immersive drawing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anamorphosis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perspective drawing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Descriptive geometry | - |
| Título: dc.title | Using off-the-shelf AR and VR software for teaching immersive perspectives to 9th grade students | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: