Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15182 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15182 | - |
Descrição: dc.description | Integrado em investigação da Rede Académica WEIWER, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). | - |
Descrição: dc.description | O Programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”, dinamizado em Portugal, na atualidade, pela Fundação Vox Populi, através de metodologias ativas, assume-se como catalisador da aquisição de um conjunto vasto de competências, nomeadamente de cidadania, de literacia da informação e de literacia estatística, sendo suportado por pesquisa ancorada num projeto de investigação que se articula diretamente com os estudos de opinião. Com início em 2010, celebrou doze anos de existência em 2022, em instituições educativas portuguesas do pré-escolar ao ensino secundário, com a participação de alunos e docentes em diferentes modalidades de educação e formação. Os projetos, anuais, corporizam-se numa parceria entre a Fundação e as instituições educativas envolvidas; são orientados por uma formação direcionada para os docentes, formandos, ao longo de todo um ano letivo, com implicações no trabalho com os alunos e nos próprios trabalhos escolares destes. Neste texto, para além do enquadramento histórico do programa, considera-se o enquadramento teórico com enfoque no seu potencial pedagógico. Neste sentido, começamos por perspetivar as raízes do programa no Brasil, um programa que se expandiu para outros países e continentes, como é o exemplo de Portugal. Depois, perspetivamos os referenciais teóricos em que o programa se suporta, nomeadamente no contexto português, a saber, por um lado, os aspetos associados ao Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, e, por outro, enquanto promotor de um conjunto amplo de competências exigidas no âmbito do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Concluímos, evidenciando a dinâmica que o programa alcançou ao longo dos últimos doze anos, sob a tutela da Fundação Vox Populi, em que foram concretizados 218 projetos, em 81 instituições educativas em Portugal, envolvendo, no total, 6736 alunos dos vários níveis de ensino; tais resultados evidenciam a mudança positiva que hoje se exige a uma educação de qualidade e inclusiva. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | AFIRSE Portugal | - |
Relação: dc.relation | https://afirse.ie.ul.pt/download/781/?tmstv=1695742643 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa de opinião | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente e discente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências e Literacias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | - |
Título: dc.title | Espaços educativos e atores do NEPSO: enquadramento e contextualização teórica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: