Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:53:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:53:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15168-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15168-
Descrição: dc.descriptionO e-book "Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior" explora a internacionalização em diversas perspetivas, destacando suas múltiplas manifestações que devem ser adaptadas às dimensões globais de cada país e instituição. Isso é precisamente o que o livro nos apresenta ao longo de seus capítulos. As práticas, dinâmicas e reflexões nele contidas definem o conceito, ampliam seu significado e inovam na forma como é implementado por instituições e profissionais envolvidos. O objetivo principal é identificar dinâmicas, estratégias e propostas inovadoras de internacionalização nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes digitais e híbridos em diversos níveis de ensino. Isso implica oferecer elementos que orientem o ensino e a aprendizagem colaborativos e em parceria Quando se trata de uma abordagem pedagógica para a internacionalização, questões como acesso e equidade são fundamentais, assim como a expansão do ensino híbrido, à distância e digital. Isso se deve não apenas à natureza transnacional dos contextos educacionais, que podem ser frequentados por estudantes de todo o mundo, mas também ao suporte de redes de mobilidade virtual que têm o potencial de concretizar a internacionalização de forma ampla. As características inovadoras, refletidas na abordagem pedagógica, no currículo, nas práticas de ensino e aprendizagem, bem como em questões organizacionais e comunicativas, são evidenciadas de maneira clara. Isso demonstra a complexidade e as vantagens da implementação da internacionalização pensada de forma qualitativa ao nível pedagógico.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta | Imprensa da Universidade de Coimbra-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInternacionalização pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectContextos digitais-
Título: dc.titleEstilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior-
Título: dc.titlePedagogical styles of internationalization in digital: from literacy to higher education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.