Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15132 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15132 | - |
Descrição: dc.description | A criação de materiais didáticos mais adequados às necessidades, aos interesses e aos contextos de um determinado público-alvo pode ser potenciada através de uma “construção participada” dos mesmos, isto é, uma elaboração que envolva os diversos interessados no processo de ensino-aprendizagem como agentes, elementos ativos que colaboram na identificação de necessidades e problemas, na produção e na avaliação dos materiais. Contudo, a implementação desta “construção participada” implica numerosas etapas e decisões, particularmente desafiantes para um professor ou autor de materiais didáticos que não tenha acesso a linhas de orientação claras. Por este motivo, é importante disponibilizar um quadro orientador para o trabalho dos profissionais que pretendam concretizar uma construção participada de materiais instrucionais. Este capítulo apresenta um tal quadro, aprofundando e sistematizando pesquisas e reflexões que têm vindo a ser feitas pela autora em trabalhos anteriores sobre a construção participada e a validação de materiais didáticos de Português como Língua Estrangeira (PLE). O capítulo integra três partes principais: i) apresentação de conceitos básicos sobre o desenvolvimento de materiais didáticos e a pesquisa participante; ii) relato e análise de três experiências de construção participada de materiais instrucionais no contexto da China; e iii) proposta de um quadro orientador para a implementação deste tipo de processo. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Lidel | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de língua não materna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português língua não materna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção participada | - |
Título: dc.title | A construção participada de materiais didáticos: de experiências com aprendentes chineses a um quadro orientador | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: