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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Manuel, Feliciano Felisberto | - |
Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Autor(es): dc.creator | Fumo, Paulino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15131 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15131 | - |
Descrição: dc.description | O alargamento de escolas que oferecem o ensino até à 12.ª classe em ambientes rurais de Moçambique, onde o português não é a língua de interação, aumentou o número de estudantes que ingressam no ensino superior com dificuldades na escrita. Apesar disso, somente os cursos de formação de professores costumam integrar a disciplina de Língua Portuguesa nas suas grelhas curriculares. Assim, este estudo visa conhecer o domínio do português por estudantes dos cursos de licenciatura em Gestão, provenientes das zonas rurais e urbanas, para compreender até que ponto os estudantes provenientes de zonas rurais têm as competências necessárias na escrita académica e diferem dos estudantes das zonas urbanas. Foi adotada uma metodologia mista, com abordagem qualitativa e quantitativa. Esta apresentação incide sobre a análise de um corpus constituído por 20 textos de 20 alunos do primeiro ano. Os resultados preliminares mostraram muitos problemas na estrutura textual (não obedecem a um plano convencional), na extensão (número reduzido de palavras), na ortografia e na estruturação frásica. Evidenciam ainda que a zona de origem influenciou a extensão dos textos e o desempenho na ortografia. Tais resultados serão apresentados e discutidos, podendo equacionar-se soluções de ensino aberto para ultrapassar estas dificuldades. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita académica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português língua não materna | - |
Título: dc.title | Domínio do português em alunos de Licenciatura em Gestão em Moçambique: resultados preliminares sobre a sua escrita académica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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