Domínio do português em alunos de Licenciatura em Gestão em Moçambique: resultados preliminares sobre a sua escrita académica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorManuel, Feliciano Felisberto-
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorFumo, Paulino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15131-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15131-
Descrição: dc.descriptionO alargamento de escolas que oferecem o ensino até à 12.ª classe em ambientes rurais de Moçambique, onde o português não é a língua de interação, aumentou o número de estudantes que ingressam no ensino superior com dificuldades na escrita. Apesar disso, somente os cursos de formação de professores costumam integrar a disciplina de Língua Portuguesa nas suas grelhas curriculares. Assim, este estudo visa conhecer o domínio do português por estudantes dos cursos de licenciatura em Gestão, provenientes das zonas rurais e urbanas, para compreender até que ponto os estudantes provenientes de zonas rurais têm as competências necessárias na escrita académica e diferem dos estudantes das zonas urbanas. Foi adotada uma metodologia mista, com abordagem qualitativa e quantitativa. Esta apresentação incide sobre a análise de um corpus constituído por 20 textos de 20 alunos do primeiro ano. Os resultados preliminares mostraram muitos problemas na estrutura textual (não obedecem a um plano convencional), na extensão (número reduzido de palavras), na ortografia e na estruturação frásica. Evidenciam ainda que a zona de origem influenciou a extensão dos textos e o desempenho na ortografia. Tais resultados serão apresentados e discutidos, podendo equacionar-se soluções de ensino aberto para ultrapassar estas dificuldades.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita académica-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês língua não materna-
Título: dc.titleDomínio do português em alunos de Licenciatura em Gestão em Moçambique: resultados preliminares sobre a sua escrita académica-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.