“Textos sonoros” digitais no ensino de línguas em Portugal: construção de um projeto de investigação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorMarques, Isabelle Simões-
Autor(es): dc.creatorBraz, Ana-
Autor(es): dc.creatorChenoll, Antonio-
Autor(es): dc.creatorSeara, Isabel-
Autor(es): dc.creatorGöttsche, Katja-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Susana M.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15130-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15130-
Descrição: dc.descriptionOs “textos sonoros” digitais (podcasts e audiolivros) constituem um tipo de recurso tecnologicamente simples, acessível, facilitador de uma aprendizagem ubíqua e motivante, sendo frequentemente gratuito. Além disso, diversos estudos (e.g. Ayunda, 2013; Stefancik & Stradiotová, 2020) referem os impactos positivos dos mesmos na aprendizagem de diferentes aspetos de línguas maternas e não maternas, tais como a compreensão e a produção orais, a ampliação vocabular e a fluência na leitura. Contudo, a experiência letiva e uma revisão da literatura sugerem que, em Portugal, as potencialidades destes recursos não são ainda suficientemente exploradas pelos docentes. Além disso, é necessária uma orientação didática por parte do docente para que o discente tire todo o partido destes recursos. Assim, esta apresentação visa mostrar e fundamentar um projeto de investigação, que está a ser construído por vários membros do grupo El@n (Ensino de Línguas Online), sobre o uso didático de textos sonoros digitais no ensino de línguas. Após um breve enquadramento teórico e a fundamentação da necessidade do projeto, são apresentados os objetivos de investigação, os procedimentos metodológicos a usar e os resultados expectáveis, de modo a clarificar e a melhorar a construção do próprio projeto.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPodcasts-
Palavras-chave: dc.subjectAudiolivros-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas online-
Título: dc.title“Textos sonoros” digitais no ensino de línguas em Portugal: construção de um projeto de investigação-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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