
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Neves, Cláudia | - |
| Autor(es): dc.creator | Lobão, Anabela Sílvia Lamas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15093 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15093 | - |
| Descrição: dc.description | A sociedade portuguesa apresenta-se, hoje, com uma nova faceta cultural. Esta mescla populacional permitiu, desde 2011, que os alunos imigrantes possam ter acesso ao estudo da língua portuguesa. O ensino do Português Língua de Acolhimento (PLA) é uma ferramenta essencial de inclusão de alunos imigrantes, que permite que estes possam participar ativamente do ambiente escolar e se integrar na comunidade local. Neste contexto, é fundamental compreender a importância do ensino do PLA e como este pode contribuir para a educação inclusiva e de qualidade. Este estudo de caso pretende apresentar o ponto de situação em que se encontra a aprendizagem da língua de acolhimento. O estudo incidirá sobre a implementação de um inquérito aos alunos inscritos na disciplina de PLA, numa escola na cidade do Porto. A análise dos resultados apresentados, a partir do preenchimento de um questionário, possibilita obter respostas sobre a implementação destas medidas educativas e estratégias pedagógicas adotadas. O papel do professor e os desafios apresentam-se como ferramentas essenciais para garantir a efetiva inclusão desses alunos na comunidade. | - |
| Descrição: dc.description | Portuguese society presents itself, today, with a new cultural facet. This population mix has allowed, since 2011, immigrant pupils to have access to the study of the Portuguese language. The teaching of Portuguese as a Host Language (PLA) is an essential tool for the inclusion of immigrant students, which allows them to actively participate in the school environment and integrate into the local community. In this context, it is crucial to understand the importance of teaching PLA and how it can contribute to inclusive and quality education. This case study aims to present the state of play of host language learning. The study will focus on the implementation of a survey of students enrolled in the subject of PLA in a school in the city of Porto. The analysis of the results presented, from the completion of a questionnaire, allows to obtain answers about the implementation of these educational measures and pedagogical strategies adopted. The role of the teacher and the challenges are presented as essential tools to ensure the effective inclusion of these students in the community. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua de acolhimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imigrantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Integração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Host language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Immigrants | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Integration | - |
| Título: dc.title | O ensino do português língua de acolhimento e a inclusão de alunos imigrantes: um estudo de caso numa escola, na cidade do Porto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: