
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15092 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15092 | - |
| Descrição: dc.description | PPT apresentado no Seminário Internacional “Riscos da Educação”. F(ó)lio Educa – Festival Literário Internacional de Óbidos, 12 a 22 de outubro de 2023 (https://foliofestival.com/programa/14outubro/). Produção científica Integrada no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta. | - |
| Descrição: dc.description | O desafio que nos foi endereçado, de falar sobre “inteligência artificial e competências de literacia em crianças e jovens”, para um público como o do FOLIO Educa, é, no mínimo, um risco, ou não fosse este o tema da edição de 2023 do Festival Literário Internacional de Óbidos! Consideramos, de facto, um risco, nomeadamente pela complexidade destes fenómenos, o que dificulta uma sua cabal compreensão. Porém, enquanto seres humanos, dispomos de atributos que nos permitem contornar o risco, ou, como se diria de modo coloquial, ‘dar a volta ao texto’. Esta capacidade será positiva, se ativada para bons propósitos. É esta a premissa que nos move, nas nossas ações e reflexões enquanto professoras e formadoras, enfim, numa palavra, enquanto educadoras. É, pois, esta a premissa que nos move para ir ao encontro dos alunos onde eles estão, a saber, por exemplo, na Wikipédia. Assim, e tomando a enciclopédia da atualidade como ponto de partida desta sessão, integrada no Seminário Internacional “Riscos da Educação” (Painel 2 | 14 de outubro), propomos um itinerário em que revisitamos a “Wikipédia, um locus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos?” (Cardoso & Pestana, 2022a) [http://hdl.handle.net/10400.2/11845]. E, simultaneamente, “A Wikipédia como agregador e catalisador de competências para o século XXI” (Cardoso & Pestana, 2022b) [http://hdl.handle.net/10400.2/12758]. Esperamos, com ambas as paragens, nesta breve viagem, (re)forçar a vontade de acompanhar “A evolução da inteligência artificial na educação”, como sugere o Professor Carlos Ceia, “de mente aberta” [https://observador.pt/opiniao/a-evolucao-da-inteligencia-artificial-na-educacao/ em03.08.2023]. Porque, no final, cabe-nos a todos e a cada um de nós pegar no lápis e riscar, traçar, delinear e marcar os futuros e as utopias necessárias. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
| Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecossistema Wikimedia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta (recursos e práticas) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agentes humanos e não humanos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capital digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Wikiliteracia | - |
| Título: dc.title | Inteligência artificial e competências de literacia em crianças e jovens | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: