Inteligência artificial e competências de literacia em crianças e jovens

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15092-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15092-
Descrição: dc.descriptionPPT apresentado no Seminário Internacional “Riscos da Educação”. F(ó)lio Educa – Festival Literário Internacional de Óbidos, 12 a 22 de outubro de 2023 (https://foliofestival.com/programa/14outubro/). Produção científica Integrada no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.-
Descrição: dc.descriptionO desafio que nos foi endereçado, de falar sobre “inteligência artificial e competências de literacia em crianças e jovens”, para um público como o do FOLIO Educa, é, no mínimo, um risco, ou não fosse este o tema da edição de 2023 do Festival Literário Internacional de Óbidos! Consideramos, de facto, um risco, nomeadamente pela complexidade destes fenómenos, o que dificulta uma sua cabal compreensão. Porém, enquanto seres humanos, dispomos de atributos que nos permitem contornar o risco, ou, como se diria de modo coloquial, ‘dar a volta ao texto’. Esta capacidade será positiva, se ativada para bons propósitos. É esta a premissa que nos move, nas nossas ações e reflexões enquanto professoras e formadoras, enfim, numa palavra, enquanto educadoras. É, pois, esta a premissa que nos move para ir ao encontro dos alunos onde eles estão, a saber, por exemplo, na Wikipédia. Assim, e tomando a enciclopédia da atualidade como ponto de partida desta sessão, integrada no Seminário Internacional “Riscos da Educação” (Painel 2 | 14 de outubro), propomos um itinerário em que revisitamos a “Wikipédia, um locus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos?” (Cardoso & Pestana, 2022a) [http://hdl.handle.net/10400.2/11845]. E, simultaneamente, “A Wikipédia como agregador e catalisador de competências para o século XXI” (Cardoso & Pestana, 2022b) [http://hdl.handle.net/10400.2/12758]. Esperamos, com ambas as paragens, nesta breve viagem, (re)forçar a vontade de acompanhar “A evolução da inteligência artificial na educação”, como sugere o Professor Carlos Ceia, “de mente aberta” [https://observador.pt/opiniao/a-evolucao-da-inteligencia-artificial-na-educacao/ em03.08.2023]. Porque, no final, cabe-nos a todos e a cada um de nós pegar no lápis e riscar, traçar, delinear e marcar os futuros e as utopias necessárias.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEcossistema Wikimedia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta (recursos e práticas)-
Palavras-chave: dc.subjectAgentes humanos e não humanos-
Palavras-chave: dc.subjectCapital digital-
Palavras-chave: dc.subjectWikiliteracia-
Título: dc.titleInteligência artificial e competências de literacia em crianças e jovens-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.