Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Inácio, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Madalena | - |
Autor(es): dc.creator | Caeiro, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Segurado, Teresa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15076 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15076 | - |
Descrição: dc.description | Poster científico apresentado à 14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta, realizada em Natal, Bahia, de 18-21 de setembro de 2023. | - |
Descrição: dc.description | A Sustentabilidade não é um tema novo no contexto das bibliotecas de ensino superior, mas tem tido, ao longo dos últimos anos, uma presença cada vez mais constante, aprofundada e diversificada. Apesar disso, o contributo dos repositórios digitais, enquanto agregadores da memória institucional, não tem sido referido na literatura, nem tem sido objeto de estudos de carácter empírico. Este trabalho pretende contribuir para colmatar essa lacuna, através da apresentação de um estudo de matriz comparativa que foca a sua atenção na representatividade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) num conjunto pré-definido de publicações científicas presentes nos repositórios da Universidade Aberta e do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Partindo a análise de contextos educativos e digitais diferentes, foi possível estabelecer um conjunto de parâmetros comuns que permitiram, para o período 2020 - 2022, avaliar a presença e representatividade dos ODS, identificar dinâmicas, tendências e padrões inerentes às realidades das duas instituições e equacionar a relevância de sistematizar o nível de compromisso dos autores com as temáticas da Sustentabilidade. Como exercício de autoavaliação foi aplicada, adicionalmente, a ferramenta SDG Impact Assessment Tool, no sentido de perspetivar o impacto dos ODS na produção científica representada em ambos os repositórios. | - |
Descrição: dc.description | N/A | - |
Formato: dc.format | image/jpeg | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositórios institucionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo comparativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositório Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositório ISCTE-IUL | - |
Título: dc.title | Os repositórios como fonte de informação sobre o compromisso de duas instituições de ensino superior com os ODS: abordagem comparativa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: