Cidadania ambiental ativa de jovens na prevenção de resíduos: um estudo de caso em cursos profissionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosário, Patrícia-
Autor(es): dc.creatorMartinho, Ana Paula-
Autor(es): dc.creatorRamos, Maria do Rosário-
Autor(es): dc.creatorPortela, Célia-
Autor(es): dc.creatorBagagem, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15074-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15074-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo desenvolver um projeto de cidadania ambiental para que os jovens de cursos profissionais se tornem mais responsáveis no consumo e na prevenção de resíduos e sejam também agentes de mudança. Em todas estas atividades, os jovens estudantes foram participativos e sensíveis a todos as questões abordadas. Foi aplicado um conjunto de instrumentos participativos, que os tornou mais ativos e mais sensíveis para as questões de consumo e de prevenção de resíduos. Para além da aplicação de inquéritos por questionário e a realização de um debate, foi também aplicada a realização de um workshop participativo, onde os estudantes elaborarem um plano de ação com um conjunto de medidas de prevenção de resíduos para os locais onde costumam frequentar e ajustadas à sua futura vida profissional. Foi feita uma abordagem predominantemente qualitativa, com a aplicação de questionários e com a utilização da técnica de observador participante. Os dados recolhidos nos questionários serviram para fazer uma análise quantitativa com a aplicação de testes estatísticos, a fim de traçar o perfil destes alunos e explorar relações relativamente às dimensões Conhecimentos, Atitudes e Comportamentos. Este projeto recorreu a diferentes formas de avaliação que contribuíram para se realizar uma avaliação cuidada e aprofundada do projeto. Este trabalho apresenta um aspeto inovador por ter sido desenvolvido em cursos profissionais, não se tendo encontrado outros trabalhos desenvolvidos neste público-alvo. Assim, entende-se que a aplicação do projeto em outras escolas com cursos profissionais pode ajudar a sensibilizar estes jovens que estão muito próximo de entrarem no mercado do trabalho para as questões da prevenção de resíduos e da sustentabilidade.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Aveiro | Universidade do Porto-
Relação: dc.relationhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/issue/view/1149-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania participativa e ativa-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectPrevenção de resíduos-
Título: dc.titleCidadania ambiental ativa de jovens na prevenção de resíduos: um estudo de caso em cursos profissionais-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.