Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Matos, Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Ana Patrícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15061 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15061 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente qualquer organização é continuamente confrontada com desafios que obrigam a sua liderança a promover iniciativas de mudança para assegurar a respetiva sustentabilidade. Os processos de mudança são vividos pelos atores organizacionais num contexto multidimensional complexo. As experiências individuais e de grupo fazem emergir em cada sujeito perceções diferentes que acabam por modular, diferenciadamente, a sua resposta diante da mudança. Na investigação procuraram-se identificar os principais fatores que determinam as reações dos indivíduos de uma organização escolar portuguesa às iniciativas de mudança e avaliar se aqueles são influenciados pelas perceções da liderança e do clima organizacional. A investigação assumiu-se como um estudo de caso tendo sido seguida uma metodologia mista assente em questionários, que envolveram 95 professores, e em entrevistas em grupo focal com dois grupos de entrevistados. Identificaram-se fatores de ordem emocional e de resistência cognitiva como os mais determinantes das reações dos professores às iniciativas de mudança. Eles são enfatizados por um estilo de liderança pouco atuante e distante dos professores, sendo estas características da liderança amplificadas por alguns componentes do clima de escola que acabam por retroalimentar os referidos fatores. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10400.2/15031 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clima de escola | - |
Título: dc.title | Perceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: