Perceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMatos, Fernando-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Ana Patrícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:23:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:23:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15061-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15061-
Descrição: dc.descriptionAtualmente qualquer organização é continuamente confrontada com desafios que obrigam a sua liderança a promover iniciativas de mudança para assegurar a respetiva sustentabilidade. Os processos de mudança são vividos pelos atores organizacionais num contexto multidimensional complexo. As experiências individuais e de grupo fazem emergir em cada sujeito perceções diferentes que acabam por modular, diferenciadamente, a sua resposta diante da mudança. Na investigação procuraram-se identificar os principais fatores que determinam as reações dos indivíduos de uma organização escolar portuguesa às iniciativas de mudança e avaliar se aqueles são influenciados pelas perceções da liderança e do clima organizacional. A investigação assumiu-se como um estudo de caso tendo sido seguida uma metodologia mista assente em questionários, que envolveram 95 professores, e em entrevistas em grupo focal com dois grupos de entrevistados. Identificaram-se fatores de ordem emocional e de resistência cognitiva como os mais determinantes das reações dos professores às iniciativas de mudança. Eles são enfatizados por um estilo de liderança pouco atuante e distante dos professores, sendo estas características da liderança amplificadas por alguns componentes do clima de escola que acabam por retroalimentar os referidos fatores.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10400.2/15031-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMudança-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectClima de escola-
Título: dc.titlePerceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.