Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Porfírio, José | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, João da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15037 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15037 | - |
Descrição: dc.description | A indústria automóvel tradicional enfrenta o dilema da cada vez maior popularidade dos veículos elétricos, forçando a uma transição generalizada por parte das incumbentes. Sendo inevitável responder às necessidades dos mercados, assim como de atingir as metas ambientais definidas por múltiplos governos mundiais, a indústria passa inevitavelmente por um profundo processo de mudança. O desafio passa por uma transição que assegure a sobrevivência das organizações, mantendo ou melhorando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo. Esta dissertação analisa o caso da Volkswagen no início da década de 2020: a forma como reagiu às mudanças de mercado e as estratégias que implementou para estabelecer vantagens competitivas. Esta análise permitiu criar uma proposta de metodologia de reação, com a qual as organizações incumbentes podem reagir perante mudanças e/ou disrupções em curso. Esta investigação explora e reforça a importância de uma vertente até agora pouco estudada na área de gestão: as estratégias de reação por parte de organizações incumbentes perante a disrupção em curso. | - |
Descrição: dc.description | The automotive industry is facing the dilemma of a growing popularity of electric vehicles, forcing a change on the incumbent’s side. Being inevitable a reaction to the market changes, as well as to meet the climate goals of governments around the world, the industry will have to go to through a profound process of change. The challenge is assuring the survival of the incumbent companies, by maintaining or even improving their positions in an evercompetitive global market. This thesis analyses the case of Volkswagen in the early 2020`s: the way it reacted to market changes and the strategies it implemented to achieve a competitive advantage over its competitors. This analysis proposes a reaction methodology, which incumbent organizations can put into place in order to prepare to change and/or disruptions taking place. This study sets to explore and reinforce the importance of an until now less studied topic in the area of management: the reaction strategies in face of current disruption, by incumbent organizations. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria automóvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóveis elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Challengers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobile industry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electrical vehicles | - |
Título: dc.title | Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen | - |
Título: dc.title | Incumbents vs. challengers in the automobile industry: the Volkswagen case | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: