Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Autor(es): dc.creator | Braz, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/uab.cc.23 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15012 | - |
Descrição: dc.description | The open and distance education is crucial to offer many people the possibility of continuing their education and lifelong learning. Nowadays, many open educational resources including MOOCs are available, but these do not offer mentoring. Consequently, there is a need for online courses with the support of a teacher. In the field of non-native languages, these courses face essentially two main challenges: to help the learners maintain their motivation and develop all the communication skills needed in a nonnative language. These challenges were considered when the course “Português de Viva Voz / Portuguese Live” was designed at Universidade Aberta. This is a general language course, and its target public is composed of any adolescent or adult who does not speak Portuguese as their mother tongue (no matter where s/he is living or what her/his education is, as long as s/he has some digital skills and knowledge of the English language). The goal of this work is to discuss the strengths and challenges of the before-mentioned course based on some proposals on second language instruction (e.g., Ellis, 2005; Kumaravadivelu, 2006) and online teaching (e.g., Guitert and Romeu, 2019), as well as on its piloting with some learners during the second semester of 2020-2021. First, we point out the main ideas drawn from the research literature that support the analysis. Second, we present the macrostructure of the course and the (micro)structure of a unit while simultaneously showing how the course contributes to developing communicative skills online and which challenges still need to be overcome. Then, the course functioning is illustrated with a specific unit. Finally, a synthesis of the course’s strengths and challenges is presented. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-native language teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese as a non-native language | - |
Título: dc.title | Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language online | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: