Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência em Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorQueirós, Paula-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Joana-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15011-
Descrição: dc.descriptionIntegrado em investigação da Rede Académica WEIWER, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).-
Descrição: dc.descriptionO programa “Nossa Escola Pesquisa sua Opinião” (NEPSO) é um programa em que alunos e professores realizam um estudo de opinião, na sua escola ou na comunidade alargada. O NEPSO nasceu no Brasil e a Fundação Vox Populi promove-o em Portugal, desde o ano letivo de 2010/2011, sendo, neste caso, destinado a crianças do Pré-escolar e a alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Com este programa, por via da Metodologia de Trabalho de Projeto, metodologia ativa que suporta a Pesquisa de Opinião, concretizada tanto pelos alunos quanto pelos professores, fomenta-se a aquisição de um conjunto amplo de competências, entre as quais as competências associadas à Literacia Estatística. Para a consecução de um projeto NEPSO, os participantes nele implicados efetuam diversas atividades, tais como: pesquisa, seleção, registo e organização de informação de qualidade, distinguindo e escolhendo fontes que sejam fidedignas, referenciando-as devidamente. Além destas atividades, a consecução de um projeto NEPSO implica a tomada de decisões inerentes a um estudo de opinião, ou seja, implica ir concluindo os seguintes procedimentos: definir um universo de estudo e uma amostra, definir como selecionar essa amostra, interpretar dados estatísticos e representá-los em gráficos, coadjuvando-os através de análise escrita. Por fim, e após a conclusão de um projeto NEPSO, os alunos têm a oportunidade de consolidar competências de comunicação, a par das literacias dos media e digital, ao apresentarem-no a um público mais alargado. De facto, as evidências recolhidas patenteiam que cada um dos projetos NEPSO estimula um conjunto amplo de competências nos alunos, competências inspiradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Neste sentido, é possível concluir que as crianças e os jovens envolvidos no NEPSO estão a adquirir ferramentas indispensáveis ao exercício de uma cidadania plena na atual sociedade.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAFIRSE Portugal-
Relação: dc.relationhttps://afirse.ie.ul.pt/download/781/?tmstv=1695742643-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa de opinião-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente e discente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino pré-escolar, básico e secundário em Portugal-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências e literacias-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de informação e comunicação-
Título: dc.titleEspaços educativos e atores do NEPSO: a experiência em Portugal-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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