Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Luís Filipe de Amaral | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:48:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:48:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14986 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14986 | - |
Descrição: dc.description | Produção científica integrada na investigação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta. | - |
Descrição: dc.description | Na construção da sociedade moderna, em reação aos desenvolvimentos tecnológicos do final do séc. XX, foi reconhecida a necessidade de adaptar o sistema de ensino não apenas para a sua atualização, mas ainda para contribuir para a capacitação de cidadãos digitalmente competentes. O foco na formação inicial e contínua dos professores tenta, assim, e entre outras dimensões, refletir a grande responsabilidade destes profissionais, por exemplo, em dotar os seus alunos de competências adequadas ao século XXI. Para tal, acreditamos que cada docente deve ser igualmente um profissional competente e reflexivo, sobre as suas práticas e necessidades de formação. No ano de 2020, com a suspensão das atividades letivas presenciais e o Ensino Remoto de Emergência (ERE), ficou patente que as situações de modernização escolar dependeram, em larga parte, do empenho e dinamismo de alguns professores. Além disso, o sistema escolar demonstrou fragilidades, ao nível de uma adequada preparação para lidar com os constrangimentos do uso exclusivo de plataformas digitais, conjugadas com um modelo de ensino dependente de ferramentas e teorias tradicionalmente associadas ao e-learning. As dinâmicas que a comunidade escolar apresentou para ultrapassar as suas dificuldades e necessidades, aliado à vontade de reaproveitar os esforços despendidos para uma mudança do paradigma educativo, constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao e-learning. O nosso estudo foi orientado pela Metodologia de Projeto, incidindo este texto sobre a fase de execução, nomeadamente na ação de formação desenvolvida para professores do Ensino Básico e Secundário de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, com a finalidade de integrar a plataforma digital microsoft Teams nas suas práticas letivas. Este curso, destinado a dotar os docentes de competências técnicas, tecnológicas e pedagógicas no uso de ferramentas de e-learning, pretende ser um facilitador da transição digital no contexto da sala de aula, ao proporcionar a possibilidade de implementar um sistema b-learning, assim aproveitando o investimento realizado (humano e material) na ultrapassagem das diversas restrições provocadas pela COVID-19. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | - |
Relação: dc.relation | https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/7185/1/2021_1.1__Livro_resumos_olhares_2021%281%29.pdf | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de intervenção educativa e pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microsoft Teams | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blended learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Açores | - |
Título: dc.title | Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: