Integração curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no ensino profissional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorReis, Ana-
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14985-
Descrição: dc.descriptionProdução científica integrada na investigação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.-
Descrição: dc.descriptionNeste relato de experiência simultaneamente ao nível de práticas de ensino e ao nível de práticas pedagógicas inovadoras, apresentamos a formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais”, que identificamos como uma proposta inédita no ensino secundário português, ou seja, no sistema educacional brasileiro, no ensino médio. A referida formação integra uma investigação académica no âmbito de uma dissertação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta (de Portugal), e foi implementada com alunos de uma turma do curso profissional técnico de multimédia no ano letivo de 2019-2020. Além disso, tem subjacente quer os referenciais técnicos, associados aos diferentes tipos de software utilizado, quer a filosofia teórica que suporta a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, uma “iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais”, em particular no que concerne ao eixo II (educação). As evidências recolhidas permitem-nos concluir que a metodologia de projeto adotada, privilegiando a promoção do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de literacias digitais, da informação e comunicação, se revelou adequada. A formação concretizada a pretexto da integração curricular do Portugal INCoDe.2030 resultou ainda em aprendizagens significativas e diferenciadoras, que suscitaram o interesse junto dos alunos e motivaram o seu envolvimento na realização das atividades propostas. Em suma, foi possível observar transformações nos atores educacionais envolvidos na formação proporcionada, simultaneamente a nível pessoal e coletivo, que acreditamos continuem a ter implicações nas suas aprendizagens – nos seus respetivos saberes, fazeres e sentires.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências digitais-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectLicenças creative commons-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas online-
Título: dc.titleIntegração curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no ensino profissional-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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