
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Ana | - |
| Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14985 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14985 | - |
| Descrição: dc.description | Produção científica integrada na investigação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta. | - |
| Descrição: dc.description | Neste relato de experiência simultaneamente ao nível de práticas de ensino e ao nível de práticas pedagógicas inovadoras, apresentamos a formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais”, que identificamos como uma proposta inédita no ensino secundário português, ou seja, no sistema educacional brasileiro, no ensino médio. A referida formação integra uma investigação académica no âmbito de uma dissertação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta (de Portugal), e foi implementada com alunos de uma turma do curso profissional técnico de multimédia no ano letivo de 2019-2020. Além disso, tem subjacente quer os referenciais técnicos, associados aos diferentes tipos de software utilizado, quer a filosofia teórica que suporta a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, uma “iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais”, em particular no que concerne ao eixo II (educação). As evidências recolhidas permitem-nos concluir que a metodologia de projeto adotada, privilegiando a promoção do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de literacias digitais, da informação e comunicação, se revelou adequada. A formação concretizada a pretexto da integração curricular do Portugal INCoDe.2030 resultou ainda em aprendizagens significativas e diferenciadoras, que suscitaram o interesse junto dos alunos e motivaram o seu envolvimento na realização das atividades propostas. Em suma, foi possível observar transformações nos atores educacionais envolvidos na formação proporcionada, simultaneamente a nível pessoal e coletivo, que acreditamos continuem a ter implicações nas suas aprendizagens – nos seus respetivos saberes, fazeres e sentires. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenças creative commons | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas online | - |
| Título: dc.title | Integração curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no ensino profissional | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: