Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Brouns, Frances | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, José | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Jansen, Darco | - |
Autor(es): dc.creator | Fano, Santiago | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Alexandre | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14982 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14982 | - |
Descrição: dc.description | In the past two years a lot of attention has been given by the European Commission, as well as the European open, distance and digital education community, to the development of an alternative, more collaborative approach to MOOC design that has the potential to represent a solid qualitative alternative to the most commonly used models today. These models, which basically follow a trend originated at the top US universities that is broadly identified in the literature as xMOOCs, are proving to be inconsistent with the European standards for formal higher education due to their low-level of learner support and lack of an enriched pedagogical approach. Within the framework of the EU-funded project Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning (ECO) a research team from a pool of institutions with experience in MOOC design conceived a model that attempts to meet the above-referred challenge. In this paper we present a description of the model and its most innovative features, its theoretical foundations and context of development, as well as scenarios of implementation. Through our definition of MOOCs and assumptions, principles and characteristics of the pedagogical framework it should become clear why a networked learning framework for effective MOOC design will be able to meet the ambition of European higher education institutions to develop an alternative, more quality-oriented and effective approach to a massive open online form of education delivery | - |
Descrição: dc.description | Project finnanced - European Commission, under the ICT Policy Support Programme, as part of the Competitiveness and Innovation Framework Programme (CIP) in the ECO project under grant agreement n° 21127 | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | EDEN | - |
Relação: dc.relation | https://proc.eden-online.org/index.php/PROC/article/view/1313/1021 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | MOOC | - |
Palavras-chave: dc.subject | MOOC design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Network learning framework | - |
Título: dc.title | A networked learning framework for effective MOOC design: the ECO Project approach | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: