
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Macedo, Angelina | - |
| Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14978 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14978 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho obteve o Prémio Leading Innovative Practice Award by EDEN Open Classroom Conference 2009, Porto-Portugal. | - |
| Descrição: dc.description | The rapid evolution of ICTs in the 21st century requires highly competent and skilled workers. Distance education appears to be not only a possible but a highly viable solution to increase the competencies of those already professionally active. Virtual environments such as Moodle and Second Life with Web 2.0 tools now allow for socialisation and social presence in the process of distant learning thus facilitating cooperation, interaction and more interest on the part of the students. These new learning environments also make it possible to learn by doing as people learn how to use them as they are participating in the distance learning courses. The European Union, aware of the advantages of these pedagogical approaches, is funding projects for lifelong learning such as the MUVEnation programme. Several studies and current research lead us to conclude that these tools and Second Life, in particular, have great potential for teaching and learning as they enhance the development of socialization skills, peer and group work, critical thinking and problem solving. At the same time it is recognised that further research is required in order to overcome certain drawbacks. | - |
| Descrição: dc.description | Mestrado em Pedagogia do eLearning | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | EDEN | - |
| Relação: dc.relation | https://proceedings.eden-online.org/wp-content/uploads/2022/05/OCLR_2009_Porto_Proceeding.pdf | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Second life | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Immersive learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Life long learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 tools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leading innovation practice award | - |
| Título: dc.title | Learning to teach in second life | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: