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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Tomás, Cecília | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:47:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14975 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14975 | - |
Descrição: dc.description | A investigação sobre a personalização na educação decorrente da exploração das potencialidades da Internet das Coisas (IoT) tem identificado um conjunto de desafios éticos que podemos classificar em quatro categorias principais: Segurança, Privacidade, Automatização e Interação. Com base nesse referencial e aplicando a Constructivist Grounded Theory, realizámos um estudo qualitativo com vinte e um especialistas que refletiram sobre as vantagens, riscos e desafios desta tecnologia. Os resultados permitem concluir que a interoperabilidade gerada pela IoT, pela “criação de perfis”, pode conduzir à padronização dos percursos de aprendizagem e não a uma verdadeira adaptabilidade às características pessoais dos sujeitos da aprendizagem. A emergência de uma pantecnologia inconsciente, mas integrada nas práticas educativas, cria exclusão e limita a liberdade e capacidade deliberativa autónoma humana. Neste artigo, identificam-se os riscos da perfilagem e automatização resultantes da IoT e exploram-se soluções artesanais alternativas, conducentes a uma aprendizagem estigmérica que potencie uma personalização da proximidade | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editorial Universidad de Alcalá | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | https://atica.web.uah.es/documentos/LibroActasATICA2021.pdf | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet das Coisas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Desafios éticos da Internet das Coisas: perfilagem ou personalização na educação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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