Desafios éticos da Internet das Coisas: perfilagem ou personalização na educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTomás, Cecília-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:47:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:47:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14975-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14975-
Descrição: dc.descriptionA investigação sobre a personalização na educação decorrente da exploração das potencialidades da Internet das Coisas (IoT) tem identificado um conjunto de desafios éticos que podemos classificar em quatro categorias principais: Segurança, Privacidade, Automatização e Interação. Com base nesse referencial e aplicando a Constructivist Grounded Theory, realizámos um estudo qualitativo com vinte e um especialistas que refletiram sobre as vantagens, riscos e desafios desta tecnologia. Os resultados permitem concluir que a interoperabilidade gerada pela IoT, pela “criação de perfis”, pode conduzir à padronização dos percursos de aprendizagem e não a uma verdadeira adaptabilidade às características pessoais dos sujeitos da aprendizagem. A emergência de uma pantecnologia inconsciente, mas integrada nas práticas educativas, cria exclusão e limita a liberdade e capacidade deliberativa autónoma humana. Neste artigo, identificam-se os riscos da perfilagem e automatização resultantes da IoT e exploram-se soluções artesanais alternativas, conducentes a uma aprendizagem estigmérica que potencie uma personalização da proximidade-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditorial Universidad de Alcalá-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Relação: dc.relationhttps://atica.web.uah.es/documentos/LibroActasATICA2021.pdf-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInternet das Coisas-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil-
Palavras-chave: dc.subjectPersonalização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleDesafios éticos da Internet das Coisas: perfilagem ou personalização na educação-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.