
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
| Autor(es): dc.creator | Bates, Tony | - |
| Autor(es): dc.creator | Mota, José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:48:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:48:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14973 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5944/ried.22.1.22288 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14973 | - |
| Descrição: dc.description | The need for increased scalability, interoperability and flexibility of educational provision is driving the expansion of digital and open learning in higher education. As this movement spreads across institutions worldwide, distance education universities find themselves in a crisis. Technology-enhanced learning is now mainstream in higher education institutions and most have embraced open educational practices as well due to the great impact of MOOCs. In this new fast-growing, chaotic and unstable context, research-based expertise, a dedicated infrastructure and specially-trained staff may no longer seem required for institutions to provide distance and eLearning. Furthermore, new non-institutional non-formal higher education providers of open online or blended learning courses and programmes are emerging as a result of community or special interest group-led initiatives. Far from the days when they stood alone as unique institutions with the unique mission to provide an innovative kind of education, distance education universities are now competing openly with other conventional universities and other educational players. In a time of continuous reduction of public expenditure in higher education, a debate has emerged on the sustainability of these institutions, especially in Europe. In this paper we analyse the new social, economical and technological challenges and opportunities which distance education universities are faced with and discuss the reinterpretation of their typical mission. We also explore existing organisational models and propose a new one based on an open network approach. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | AIESAD | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/22288 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Online universities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open universities | - |
| Título: dc.title | What future(s) for distance education universities?: towards an open networkbased approach | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: