Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Feitosa, Ceciliany Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:46:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:46:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14968 | - |
Descrição: dc.description | Artigo produzido no âmbito de Tese de doutoramento em Educação, especialidade Liderança Educacional | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na investigação realizada no programa de doutoramento em educação, pela Universidade Aberta de Portugal, no período entre 2016 a 2019, tendo como tema: A Escola Confessional – O Desafio de Preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Educação – Um Estudo na Rede Marista. Buscou-se compreender o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores no âmbito da educação confessional. O estudo foi desenvolvido em Portugal e no Brasil, em duas escolas da Rede Marista de Educação, sendo uma localizada na cidade de São Paulo e outra em Lisboa. Utilizou-se uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas para a liderança da instituição e de inquérito por questionário aplicado ao corpo docente. Para ambos os instrumentos definiu-se como variáveis os eixos temáticos a) Confessionalidade, b) Liderança e c) Contexto. Os resultados indicam que os diversos níveis de liderança continuam bastante alinhados com a Missão e os Valores da Instituição, havendo ainda desafios e necessidade de alinhamentos entre as instâncias de gestão e o corpo docente, bem como algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação global. | - |
Descrição: dc.description | his work intends to present part of the research results in the doctoral program by the Open University of Portugal between 2016 to 2019. We sought to understand the challenge of preserving the mission and the development of values within the confessional education context. We carried out the study in Portugal and Brazil in two schools of the Marist Education Network, one located in São Paulo and another in Lisbon. A mixed methodology of quantitative and qualitative data analysis was used, obtained through semi-structured interviews applied to the institution's leadership and a questionnaire survey applied to the teachers. Both instruments were defined as variables a) Confessionality, b) Leadership, and c) Context. The results indicate that different leadership levels are still closely aligned with the Institution's Mission and Values. On the other hand, there are still challenges and the need for alignments between management and teachers and some opportunities for the Network consolidation in its international dimensions to strengthen the global performance. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR | - |
Relação: dc.relation | https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28209/25089 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação confessional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão em redes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em valores | - |
Título: dc.title | A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação | - |
Título: dc.title | The confessional school: between the challenge of preserving the mission and the need to innovate development of values in the education: a study in Portugal and Brazil in the Marist Education Institute | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: