Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gómez-Rey, Pilar | - |
Autor(es): dc.creator | Barbera, Elena | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandez Navarro, Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Zhang, Jingjing | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14965 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14965 | - |
Descrição: dc.description | The promotion of life skills in learners is especially challenging in distance and online environments where the learners’ physical absence from the classroom hinders the evaluation of these types of skills. Due to the great challenges brought about by this physical absence, there is a lack of empirical studies attempting to examine life skills in web-based scenarios. This study therefore aimed to fill the existing gap in operationalizing the role of life skills for online learning through the capability approach (CA). This exploration was conducted under the umbrella of Nussbaum’s version of the CA. Specifically, our study contributes by devising an integrative and comprehensive teaching and learning framework for open educational practices based on the CA, and by introducing a new instrument that has been adapted to this context. Methodologically, the design and validation of the instrument involved a four-stage process. First, Nussbaum’s list of central human capabilities was operationalized for online learning. Then, in the second stage, a qualitative content validity check was performed to verify whether the instrument was appropriate and comprehensive in terms of what it was intended to measure. The aim of the third and fourth stages was to quantitatively assess the reliability and validity of the questionnaire. For the third stage, the instrument was pre-tested through a modified version of the Q-sort method. In the fourth stage, non-parametric tests were used to validate the internal consistency and content validity of the questionnaire. Thirty experts from the areas of online education, philosophy, and statistics took part in these stages. | - |
Descrição: dc.description | Financed by Beijing municipal educational science foundation No. AHDB19030. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer Nature | - |
Relação: dc.relation | https://link.springer.com/article/10.1007/s11423-021-10054-z | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capabilities approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Life skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online education | - |
Título: dc.title | Development and validation of a life skills evaluation tool for online learning based on the framework of the capability approach | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: