
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nascimbeni, Fabio | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
| Autor(es): dc.creator | García-Holgado, Alicia | - |
| Autor(es): dc.creator | García-Penalvo, F. J. | - |
| Autor(es): dc.creator | Padilla Zea, Natalia | - |
| Autor(es): dc.creator | Ehlers, Ulf-Daniel | - |
| Autor(es): dc.creator | Brunton, James | - |
| Autor(es): dc.creator | Burgos, Daniel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14964 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://proc.eden-online.org/index.php/PROC/article/view/1764 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14964 | - |
| Descrição: dc.description | Promoting Open Education Through Gamification - OpenGame, Funding entity European Union Call Erasmus + KA2 – Cooperation and Innovation for Good Practices. Strategic Partnerships for higher education - Reference 2019-1-ES01-KA203-0658152019-1-ES01-KA203-065815 | - |
| Descrição: dc.description | The paper introduces the competence framework produced by the OpenGame project, that includes the attitudes, knowledge and skills that educators need to master in order to work with Open Educational Practices (OEP). With this outcome, the OpenGame research team aims at closing the gap between the expanded interest of researchers and practitioners towards a holistic vision of open education and the absence of a sharedcompetence framework that can cover both the creation and/or use of Open Educational resources (OER) and the broader realm of OEP. Starting from literature review complemented with the analysis of 24 open teaching practices, 8 competences have been defined, related to both OER and open pedagogies. The competences relating to OER are: use open licences; search for OER; create, revise, and remix OER; and share OER. The competences relating to open pedagogy are: design open educational experiences; guide students to learn in the open; teach with OER; and implement open assessment. The framework details the knowledge and skills that correspond to each competence and can serve both as a starting point to build educators’ capacities to work with open approaches and as a reflexion tool to better understand what it means to be an Open Educator in the 21stcentury. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | EDEN | - |
| Relação: dc.relation | https://proc.eden-online.org/index.php/PROC/article/view/1764/1472 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open educational resources | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open educational practices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educator´s competencies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | OER | - |
| Palavras-chave: dc.subject | OEP | - |
| Título: dc.title | The opengame competencies framework: an attempt to Map open education attitudes, knowledge and skills | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: