
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marcos, Luis de | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia-Cabot, Antonio | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia-Lopez, Eva | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramirez-Velarde, Raul | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
| Autor(es): dc.creator | Martínez-Herráiz, José-Javier | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14960 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14960 | - |
| Descrição: dc.description | This paper analyzes the e ects of gamification in the social network of a massive online course. An educational social-networking platform gathered information about the contributions of participants and about the social networks that were formed during the course. A gamification layer with three game elements (points, badges, and leaderboard) was then implemented in the online learning platform. Social network analysis (SNA) and principal component analysis (PCA) were used to analyze the di erences between a treatment and a comparison group (N = 591 and N = 427), using a set of 20 variables for each participant which quantified contributions to the learning platform as well as position and influence in the social network. The results of SNA show that gamification influences the structure of the social network of the course. The results also suggest that the variables cluster similarly for each group and that the linear combination of variables called the first component (F1) is a good descriptor of students’ work and position in the network. F1 can be used to build predictive models of course completion. The models show that the probability of passing the course increases more rapidly in the treatment (gamified) group. | - |
| Descrição: dc.description | Spanish Ministry of Economic A airs and Digital Transformation (Grant TIN2014-54874-R) and Government of Comunidad de Madrid (Grant CM/JIN/2019-037). | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | MDPI | - |
| Relação: dc.relation | https://www.mdpi.com/852634 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | e-Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Online learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Online course | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational social networks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social network analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Course completion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational innovation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Título: dc.title | Gamifying massive online courses: effects on the social networks and course completion rates | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: