
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
| Autor(es): dc.creator | Xavier, Lola Geraldes | - |
| Autor(es): dc.creator | Rouxinol, Cláudia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14946 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5288 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14946 | - |
| Descrição: dc.description | Studying a foreign language is strongly associated with learning the target culture(s), developing representations of the foreign language realities, and acquiring interculturality. A pilot study conducted over a 4-year bachelor’s degree program in Portuguese as a Foreign Language aimed at understanding the cultural representations of Portuguese-speaking realities by Chinese students and how they evolved. Results show that: the foreign culture representations only slightly change over the 4 years; the mobility programs’ destination greatly influences representations of the host country; the students’ passivity causes superficial and school-based cultural representations of the target cultures, countries, and their inhabitants. These results have several pedagogical implications concerning the mobility programs’ preparation and the intercultural approach in the classroom. | - |
| Descrição: dc.description | O estudo de uma língua estrangeira está fortemente associado à aprendizagem da(s) cultura(s)-alvo, ao desenvolvimento de representações das realidades da língua estrangeira e à aquisição da interculturalidade. Um estudo-piloto realizado ao longo de uma licenciatura de 4 anos em Português como língua estrangeira teve como objetivo compreender as representações culturais da realidade lusófona por estudantes chineses e como elas evoluíram. Os resultados mostram que: as representações da cultura estrangeira apenas mudam ligeiramente ao longo dos 4 anos; o destino dos programas de mobilidade influencia muito as representações do país de acolhimento; a passividade dos alunos provoca representações, acerca das culturas-alvo, dos países e dos seus habitantes, que são superficiais e apenas baseadas nas aprendizagens escolares. Estes resultados têm várias implicações pedagógicas na preparação dos programas de mobilidade e na abordagem intercultural na sala de aula. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | https://parc.ipp.pt/index.php/e-rei/about | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural representations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobility program | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chinese learners | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese as a Foreign Language (PFL) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representações culturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa de mobilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendentes chineses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Português como Língua Estrangeira (PLE) | - |
| Título: dc.title | Cultural representations in foreign language education: a study on chinese learners of Portuguese | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: