Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gramaxo, Patrícia | - |
Autor(es): dc.creator | Flores, Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Dutschke, Georg | - |
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14945 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14945 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: UNESCO has sparked interest in the study of happy schools and, through its Happy Schools Project (HSP) framework, provides tools that enable the teaching and learning community to work towards making “happy schools” a reality. Since the understanding of happiness is culturally influenced (HSP studied Asian countries), we sought to identify parallels between the HSP framework and Portuguese schools through the eyes of students. Methods: We asked a group of Portuguese students to rate their happiness at school and answer three open questions: What makes you happy at school? What makes you unhappy at school? What is a happy school? Using an online survey, 2708 students participated in this study. We coded the answers with variables derived from the HSP framework, aiming to understand what characteristics students value most when referring to their happiness or unhappiness at school and what features a happy school should have. Results: Findings show that most Portuguese students consider themselves to be reasonably happy. No relevant difference exists between boys’ and girls’ self-reported happiness levels, and their happiness decreases as age increases. Children emphasized relationships with friends and teachers and teachers’ attitudes, competencies, and capacities as elements of a happy school. We found that school unhappiness is related to excessive workload and bullying. Discussion: Even though there are cultural differences between countries, when we identified the characteristics of a happy school from the perspective of Portuguese students, we found similarities with the HSP framework guidelines. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Frontiers | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2023.1267308/full | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student's happiness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Happy schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Happy school framework | - |
Título: dc.title | What makes a school a happy school?: Portuguese students’ perspectives | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: