Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Amante, Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14941 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14941 | - |
Descrição: dc.description | A nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como e promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | The new media culture can be a catalyst for change in pedagogical practice and in the way it promotes the construction of knowledge. Some of these changes take time to be reflected in educational practice, particularly at the university level. Others exceed what the theory could have predicted regarding the profound changes that the current ecology of media confronts us with. In this paper, we try to present some key concepts associated with the Convergence Culture and its relationship with the new ways of learning. It deals with Distance Education and its role in the transformation of university pedagogy, towards a new culture of learning. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | EdUFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Convergência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura participativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Convergence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participatory culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collective intelligence | - |
Título: dc.title | Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância | - |
Título: dc.title | Convergence culture and university: contributions of distance education | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: