
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Camacho, Idalina | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Carla Aurélia de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14939 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17398/1888-4067.16.257 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14939 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo procura examinar de que modo um grupo de estudantes de um curso intensivo de Português Língua Não Materna se serve de estratégias de hedging para proteger os seus enunciados, ao longo de uma série de entrevistas. O corpus é constituído por narrações de histórias de vida. Pretende-se verificar de que modo estes alunos, que procuram comunicar em Português no final do curso, usam estas estratégias, que consubstanciam um investimento implícito com cariz protecionista dos enunciados, resultante da assunção prévia de riscos inerentes ao ato comunicativo em causa. Estas subtilezas da língua variam na forma, no conteúdo, na intencionalidade e na referenciação dos enunciados, constituindo autênticas “armadilhas” para utilizadores pouco familiarizados com as questões pragmático-culturais de cada sociedade. | - |
| Descrição: dc.description | This study seeks to examine how a group of students in an intensive Portuguese course for non-native speakers use hedging strategies to protect their utterances, throughout a series of interviews. The corpus is made up of narratives of life stories. The aim is to verify how these students, who try to communicate in Portuguese at the end of their course, use these strategies, which constitute an implicit investment in the protection of their utterances, resulting from the previous assumption of risks inherent to the communicative act in question. These nuances of language vary in form, content, intentionality and reference of utterances, and are authentic traps for users unfamiliar with the pragmatic-cultural issues of each society. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidad de Extremadura | - |
| Relação: dc.relation | https://revista-limite.unex.es/index.php/limite/article/view/2356 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hedging | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mitigação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Português língua não materna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias de vida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mitigation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interaction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese as nonnative language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Life stories | - |
| Título: dc.title | Estratégias de proteção e mitigação do discurso em português língua não materna: um estudo de caso | - |
| Título: dc.title | Hedging strategies and mitigation in Portuguese as a non-native language: a case study | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: