Literatura de cordel: exercício dialógico

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Autor(es): dc.creatorVila Maior, Dionísio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:51:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:51:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14913-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14913-
Descrição: dc.descriptionO que se pretende com este trabalho — norteado pela leitura da História da Imperatriz Porcina (IP) e da Tragédia do Marquês de Mântua (MM), de Baltasar Dias — é dimensionar estas obras não apenas como textos fundamentais deste escritor, mas sobretudo como textos que, integrando o quadro da literatura de cordel, não se eximem a uma longa tradição histórico-cultural (também ela formada pelo ciclo dos cantos épicos carolíngios — um entre muitos construídos à volta da figura central de Carlos Magno). Trata-se, no fundo, de perspetivar Baltasar Dias, cego cantor que vive num tempo de acentuadas transformações, como um escritor do povo que, especialmente nas vertentes semântica e técnico-discursiva, permanece fiel a uma tradição — entregando-se a um processo de adaptação e de nacionalização —, mas também como um autor cujo trabalho de escrita pressupõe alguma singularidade. Isto implica uma breve consideração sobre a literatura de cordel, nomeadamente o que diz respeito não só a algumas propostas de classificação desta literatura, à sua capacidade para testemunhar a História, os costumes e as mentalidades, mas também à dimensão estético-literária e ao alcance pragmático que lhe estão inerentes. Permanecerá, no entanto, em aberto, uma consideração sobre este epígono vicentino: vê-lo como um «sublime ignorante» (PICCHIO, L. C., 1969: 105) que procurou escrever e transmitir simplesmente o que sentia, sem preocupações de comentar a sociedade, ou como um crítico subtil de um contexto temporal particular, de valores humanos que continuamente se desessencializam?-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCLEPUL-
Relação: dc.relationCentre for Lusophone and European Literatures and Cultures-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura de cordel-
Palavras-chave: dc.subjectDialogismo-
Palavras-chave: dc.subjectBakhtine-
Palavras-chave: dc.subjectBaltasar Dias-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Imperatriz Porcina-
Palavras-chave: dc.subjectTragédia do Marquês de Mântua-
Palavras-chave: dc.subjectGil Vicente-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidade-
Palavras-chave: dc.subjectPalimpsesto-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura medieval-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro português-
Palavras-chave: dc.subjectMundividência judaico-cristã-
Palavras-chave: dc.subjectRomances europeus-
Palavras-chave: dc.subjectRomance de cavalaria-
Palavras-chave: dc.subjectMilagres-
Palavras-chave: dc.subjectCanto carolíngeo-
Palavras-chave: dc.subjectEpopeia-
Título: dc.titleLiteratura de cordel: exercício dialógico-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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