Práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria da Glória-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14860-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14860-
Descrição: dc.descriptionEsta investigação incide no estudo da ação, no que concerne a práticas de supervisão pedagógica, das lideranças intermédias personificadas nas pessoas dos coordenadores de departamento e na forma como afetam o desenvolvimento da escola e dos seus profissionais. O enquadramento teó rico centra-se em torno de três temas: lideranças intermédias, supervisão pedagógica e inovação na escola. O estudo encontra-se a ser realizado num agrupamento de escolas pertencente a um concelho da área metropolitana do Porto. A investigação desenvolve-se a partir da seguinte questão de partida: Que práticas de supervisão pedagógica são implementadas no agrupamento em estudo pelas lideranças intermédias? Desta questão emergem as questões de investigação que norteiam esta pesquisa e formulam-se os ob jetivos do estudo que giram à volta das práticas inovadoras de supervisão implementadas no agrupamento de escolas em estudo. A metodologia de investigação situa-se no paradigma inter pretativo, tendo como design o estudo de caso, e como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada que foi aplicada à diretora do agrupamento e a todos os coordenadores de de partamento curricular e a narrativa escrita destinada a docentes. Para além disso, procedeu-se à pesquisa de documentos orientadores de políticas educativas nacionais e próprios do agrupa mento e à sua análise. A análise preliminar às entrevistas realizadas identifica a importância atribuída, pela maioria dos entrevistados, a uma práxis sistemática de supervisão pedagógica realizada pelos pares que pode contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas. Esta perceção positiva acaba por ser refreada pelos constrangimentos encontrados e sentidos nessa implementação, destacando se alguma resistência por parte de numerosos docentes que continuam a encarar a supervisão unicamente numa perspetiva de controlo e avaliação.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Politécnico Bragança-
Relação: dc.relationhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/11435-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectLideranças intermédias-
Título: dc.titlePráticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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