Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tomás, Cecília | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14857 | - |
Descrição: dc.description | Esta publicação integra-se nos trabalhos da Comissão de Ética do LE@D e teve financiamento de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020 (https://lead.uab.pt/) | - |
Descrição: dc.description | Da web social aos meandros da tecnologia analítica e extrativa, passando pela disseminação acelerada do uso de agentes inteligentes, tem-se observado nos últimos anos a uma progressiva centralidade dos processos de captura, preservação e utilização de dados em larga escala. A rápida emergência deste fenómeno, acelerado no contexto da crise pandémica, levanta novas e importantes questões legais e éticas não só aos investigadores como a todos os restantes membros da comunidade de Educação Aberta e a Distância. Estas refletem-se, desde logo, nas práticas de eLearning, na investigação conduzida na e a partir da rede e, ainda, na necessária transformação da cultura das instituições que os acolhem. Importa, por isso, identificar, classificar e explorar estas novas questões. Tendo em conta o contexto descrito, procedeu-se neste artigo a uma análise preliminar destas tecnologias emergentes e dos seus efeitos no que respeita à sua utilização. Passou-se, de seguida, a uma análise sumária das questões éticas tanto ligadas à conduta do investigador como aos problemas éticos relacionados com os dados, que com o uso destas novas tecnologias possam surgir aos investigadores. A identificação sintética dos diferentes e atuais códigos de conduta do investigador, leis, regulamentos, declarações de princípios ou orientações, podem fornecer algumas pistas para as instituições que operam na área da Educação Aberta e a Distância, nas práticas de eLearning ou ainda na investigação na rede, incluindo aqueles que possam fazer uso destas tecnologias emergentes. | - |
Descrição: dc.description | Association of Internet Researchers e LE@D, Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10400.2/12610 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conduta ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética dos dados | - |
Título: dc.title | Pistas para uma investigação ética apoiada por tecnologias emergentes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: