Pistas para uma investigação ética apoiada por tecnologias emergentes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTomás, Cecília-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:19:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:19:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14857-
Descrição: dc.descriptionEsta publicação integra-se nos trabalhos da Comissão de Ética do LE@D e teve financiamento de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020 (https://lead.uab.pt/)-
Descrição: dc.descriptionDa web social aos meandros da tecnologia analítica e extrativa, passando pela disseminação acelerada do uso de agentes inteligentes, tem-se observado nos últimos anos a uma progressiva centralidade dos processos de captura, preservação e utilização de dados em larga escala. A rápida emergência deste fenómeno, acelerado no contexto da crise pandémica, levanta novas e importantes questões legais e éticas não só aos investigadores como a todos os restantes membros da comunidade de Educação Aberta e a Distância. Estas refletem-se, desde logo, nas práticas de eLearning, na investigação conduzida na e a partir da rede e, ainda, na necessária transformação da cultura das instituições que os acolhem. Importa, por isso, identificar, classificar e explorar estas novas questões. Tendo em conta o contexto descrito, procedeu-se neste artigo a uma análise preliminar destas tecnologias emergentes e dos seus efeitos no que respeita à sua utilização. Passou-se, de seguida, a uma análise sumária das questões éticas tanto ligadas à conduta do investigador como aos problemas éticos relacionados com os dados, que com o uso destas novas tecnologias possam surgir aos investigadores. A identificação sintética dos diferentes e atuais códigos de conduta do investigador, leis, regulamentos, declarações de princípios ou orientações, podem fornecer algumas pistas para as instituições que operam na área da Educação Aberta e a Distância, nas práticas de eLearning ou ainda na investigação na rede, incluindo aqueles que possam fazer uso destas tecnologias emergentes.-
Descrição: dc.descriptionAssociation of Internet Researchers e LE@D, Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLE@D, Universidade Aberta-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10400.2/12610-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectDados-
Palavras-chave: dc.subjectConduta ética-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica dos dados-
Título: dc.titlePistas para uma investigação ética apoiada por tecnologias emergentes-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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