A função do delegado de disciplina: estudo em São Tomé e Príncipe

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoelho, António-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Branca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14856-
Descrição: dc.descriptionIntegrado no projeto Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação das Escolas- https://lead.uab.pt/obvspa/-
Descrição: dc.descriptionAs estruturas intermédias são fundamentais para a implementação de um sistema de ensino inclusivo e de qualidade devido ao importante papel que têm no desenvolvimento profissional dos professores. São assim um contributo para o sistema de ensino evoluir, mudar de forma a dar resposta às necessidades da sociedade. Em São Tomé e Príncipe são os delegados de disciplina que corporizam esta estrutura, sendo responsáveis ao nível de escola pela supervisão dos professores. Este estudo pretendeu conhecer as representações sobre a função dos delegados de disciplina no ensino secundário (7.ª a 12.ª classes). Para tal desenvolvemos um estudo descritivo misto, aplicamos um inquérito por questionário aos delegados de disciplina e entrevistámos supervisores pedagógicos e diretores de escola. Utilizámos a análise estatística para tratar os dados quantitativos e a análise de conteúdo nos dados qualitativos. Os delegados de disciplina são um grupo jovem e experiente, mas nem todos possuem formação superior e/ou pedagógica. No desempenho da sua função ressaltam diversas componentes, a mais exercida é a componente burocrática, outra é a supervisão pedagógica e, por fim, uma componente formativa que é pouco valorizada. Verificou-se igualmente que os grupos investigados têm representações diferentes, quer quanto ao cumprimento da função quer quanto à forma como ela é cumprida. Os supervisores valorizam mais a componente de supervisão e os diretores e os delegados a componente de monitorização, apesar de no discurso os delegados valorizarem igualmente a componente de supervisão. Aspeto em que todos estão de acordo é a reduzida motivação dos delegados para o exercício das suas funções, fruto de condições de trabalho muito precárias. Esta investigação permite-nos inferir que o conceito de supervisão pedagógica se divide entre aqueles que a concebem como ajuda e colaboração e os que a entendem como monitorização e fiscalização do trabalho do professor.-
Descrição: dc.descriptionLE@D, Universidade Aberta e Universidade Coimbra-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10198/20081-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDelegados de disciplina-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectFormação contínua de professores-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão pedagógica-
Título: dc.titleA função do delegado de disciplina: estudo em São Tomé e Príncipe-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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