Supervisão pedagógica, inovação das práticas e desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarreira, Carlos-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Branca-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:45:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:45:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14855-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14855-
Descrição: dc.descriptionIntegrado no projeto Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação das Escolas- https://lead.uab.pt/obvspa/-
Descrição: dc.descriptionAs comunidades de aprendizagem profissional possibilitam colocar o trabalho dos professores no centro dos processos formativos, podendo ser enriquecidas em ambientes virtuais quando suportadas pelo trabalho colaborativo e pela reflexão sobre as práticas educativas assentes em referenciais teóricos. Este trabalho, desenvolvido no âmbito do projeto Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, tem por objetivo dar conta dos processos e resultados conseguidos em duas oficinas de formação, na modalidade b-learning, realizadas numa escola e num agrupamento de escolas portuguesas com professores que desempenhavam funções de coordenação e liderança pedagógica. Este projeto, que integra duas universidades, visa a colaboração e a parceria com escolas com vista à promoção do desenvolvimento profissional docente através da análise de necessidades formativas sentidas pelos professores nos contextos educativos. No estudo de investigação-ação realizado foi possível constatar, essencialmente através dos relatórios reflexivos individuais e da análise das respostas ao questionário de satisfação, o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem. Neste âmbito, verifica-se a construção de novos conhecimentos bem como a alteração de atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das práticas educativas e desenvolvimento profissional docente. Destacamos, ainda, a relevância dessas comunidades como instrumento eficaz na formação de líderes e supervisores pedagógicos, essencialmente no aperfeiçoamento de competências reflexivas, colaborativas, e comunicacionais que podem fazer a diferença na garantia de sustentabilidade dos seus efeitos nas escolas.-
Descrição: dc.descriptionLE@D, Universidade Aberta e Universidade Coimbra-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança-
Relação: dc.relationhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de aprendizagem profissional-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão pedagógica-
Título: dc.titleSupervisão pedagógica, inovação das práticas e desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.