Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Vera | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:52:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:52:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14854 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/leadw.2022.4 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14854 | - |
Descrição: dc.description | Esta publicação integra-se no Projeto @DIC - PTN/UID4372-LEaD/022016 e teve financiamento de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020 | - |
Descrição: dc.description | O artigo apresenta uma proposta de trabalho para avaliação digital de competências com base no modelo hibrido de rotação por estações, para os alunos de 10º ano, na disiciplina de Física e Química A (FQA). A estratégia delineada decorreu em março de 2021, em aulas de Química e aulas de DAC (Domínio de Autonomia Curricular) FQA / Biologia Geologia, que visam o trabalho interdisicplinar. A temática incidiu sobre a qualidade do ar em Sines, analisando dados reais. Foram criadas rubricas analíticas para auto e heteroavaliação das competências chave de Trabalho em Equipa e Resolução de Problemas. Por ter decorrido durante o 2º confinamento, as estações decorreram exclusivamente online, nas plataformas Google Meet e Classroom. Apesar das dificuldades que os alunos sentiram em gerir a auto e heteroavaliação dos pares, revelaram-se satisfeitos com a utilização de rubricas e reconheceram-nas como facilitadoras do trabalho e da sua avaliação. Ficou evidente a necessidade de continuar a familiarização com este tipo de modelos híbridos e a desenvolver uma cultura de avaliação enquanto processo de autorregulação e desenvolvimento pessoal. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10400.2/12611 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação digital por competências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho interdisciplinar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
Título: dc.title | Trabalho interdisciplinar sobre a qualidade do ar em Sines: uma experiência no confinamento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: