Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Eduarda Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira da Cruz, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14846 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14846 | - |
Descrição: dc.description | Produção científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta. | - |
Descrição: dc.description | The guidance document Learning with the School Library, produced by the School Libraries Network of the Portuguese Ministry of Education (RBE, 2017), focuses on the development of skills in multiple areas of literacy based on the strategic, curricular and pedagogical articulation between the school library and the classroom. Among the areas of literacy covered by this theoretical framework, in addition to digital literacy, transversally addressed, we emphasise information literacy, which aims to "provide students with knowledge that enables them to access, produce and use information critically and to communicate effectively, ethically and with social responsibility" (RBE, 2017, p.41). In this regard, it is essential to maintain and extend the focus on strategies that serve this purpose, drawing on work in the school context to promote core values in students' holistic education. We highlight those of freedom and responsibility within the framework of active and conscious citizenship, built and strengthened in a logic of collaboration and participation. The WEIWE(R)BE Programme, which we propose to present in this text, responds precisely to this challenge and is imbued with these values, focusing, in this case, on the digital and virtual school ecosystem. Thus, we will first systematise four of the main theoretical frameworks of the digital and virtual school, which we will consider alongside the aforementioned Learning with the School Library (RBE, 2017), namely the: European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu (Redecker & Punie, 2017); Digital Education Action Plan (2021-2027) (European Union, 2020); Students' Profile by the End of Compulsory Schooling (Martins, 2017); School Libraries: Present for the Future. Strategic Framework: 2021-2027 (RBE, 2021). We will then dwell on the WEIWE(R)BE Programme, particularly its principles and practices. Finally, we will briefly reflect on the envisaged positive impacts of this Programme at the micro, meso and macro levels within educational, technological and institutional dimensions. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | IATED Academy | - |
Palavras-chave: dc.subject | WEIWER® International Academic Network | - |
Palavras-chave: dc.subject | School libraries network | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical innovation | - |
Título: dc.title | “Learning with the School Library”: the case of the WEIWE(R)BE Programme in the Digital and Virtual School Ecosystem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: