Pensamento computacional em contexto educativo: desafios e potencialidades para a integração curricular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Luís Filipe de Amaral-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:54:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:54:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14844-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14844-
Descrição: dc.descriptionIntegrado em investigação da Rede Académica WEIWER, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).-
Descrição: dc.descriptionNuma sociedade cada vez mais dominada pelas tecnologias exige-se à escola não apenas que promova a sua utilização e implementação, mas também que a própria escola se atualize, numa adaptação dinâmica a uma nova geração de alunos. Reconhecendo a necessidade de uma resposta que permita dotar o aluno de competências, para que possa ativamente solucionar problemas e, simultaneamente, preparar um profissional altamente competente para o mercado de trabalho, vários países têm introduzido, no seu currículo escolar, o Pensamento Computacional. Em Portugal, a sua integração é recente, e tem vindo a ser alcançada através de uma multiplicidade de abordagens, resultando de uma multiplicidade de interpretações que carecem ainda de aprofundamento conceptual. Assim, neste texto, pretende-se refletir sobre questões relacionadas com o Pensamento Computacional, nomeadamente acerca dos seus objetivos no ensino, perspetivando características e dificuldades associadas à sua integração curricular. Tal reflexão contribuirá para o referido aprofundamento conceptual, que se faz premente, particularmente no âmbito da transição digital da escola, rumo à importante modernização dos processos de ensino e aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherObservatório Editores-
Relação: dc.relationhttps://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/5818-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacional-
Palavras-chave: dc.subjectInovação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências para o século XXI-
Título: dc.titlePensamento computacional em contexto educativo: desafios e potencialidades para a integração curricular-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.