Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Luís Filipe de Amaral | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:54:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:54:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14844 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14844 | - |
Descrição: dc.description | Integrado em investigação da Rede Académica WEIWER, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). | - |
Descrição: dc.description | Numa sociedade cada vez mais dominada pelas tecnologias exige-se à escola não apenas que promova a sua utilização e implementação, mas também que a própria escola se atualize, numa adaptação dinâmica a uma nova geração de alunos. Reconhecendo a necessidade de uma resposta que permita dotar o aluno de competências, para que possa ativamente solucionar problemas e, simultaneamente, preparar um profissional altamente competente para o mercado de trabalho, vários países têm introduzido, no seu currículo escolar, o Pensamento Computacional. Em Portugal, a sua integração é recente, e tem vindo a ser alcançada através de uma multiplicidade de abordagens, resultando de uma multiplicidade de interpretações que carecem ainda de aprofundamento conceptual. Assim, neste texto, pretende-se refletir sobre questões relacionadas com o Pensamento Computacional, nomeadamente acerca dos seus objetivos no ensino, perspetivando características e dificuldades associadas à sua integração curricular. Tal reflexão contribuirá para o referido aprofundamento conceptual, que se faz premente, particularmente no âmbito da transição digital da escola, rumo à importante modernização dos processos de ensino e aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Observatório Editores | - |
Relação: dc.relation | https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/5818 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento computacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento crítico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências para o século XXI | - |
Título: dc.title | Pensamento computacional em contexto educativo: desafios e potencialidades para a integração curricular | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: